Observe os cinco obstáculos de custos na construção e se prepare para não errar mais.
1- Orçamento errado sem uma base de informações detalhada e atualizada, deixando mais longe do “ponto ideal”, que é o valor mais competitivo, com garantia de margem.
2- Não existe fluxo de processos definido, todo dia aparece um problema pra resolver, que não existiria se não tivessem inúmeras “soluções” para uma mesma ação.
3- Erros na gestão de custo de mão de obra com falta de clareza sobre os custos realizados em determinado projeto cria uma situação muito perigosa. Principalmente na gestão do custo de mão de obra fixa, alocada a cada projeto realizado e muitas vezes não tem seu custo rateado entre as alocações realizadas.
4- Desperdício de materiais: processos mal estruturados, além da falta de rastreamento dos materiais envolvidos em determinada obra são problemas comuns ao mercado, que já tem métodos eficientes de evitar esse problema.
5- Seleção de fornecedores: um fator muito negligenciado é a otimização dos processos de compra de materiais e serviços. Um conjunto de fatores leva a uma decisão de compra, e enxergar as opções disponíveis com assertividade nem sempre é uma tarefa fácil.